A Poente...

A Poente...
Na Baía de Nacala!

Alfacinha

Alfacinha
encontra Mapebanes

Luso calaico

Luso calaico
visita Etxwabo

domingo, 17 de agosto de 2008

Savana

Tarde na noite de lua cheia, depois da cidade de cimento já no bairro de coqueiros, entramos no recinto fechado, 20 Mt por pessoa. Parece uma aldeia animada e a música alta embala a malta. O ambiente é festivo e os petiscos assam na brasa. A dança é sempre mexida, mais ou menos local, o movimento permanente, a cerveja é a preferida.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Ancestralidade


Enquanto as mãos amassam e esmiuçam a farinha branca junto à terra ocre na base na nova construção, os nomes dos antepassado em lista interrompida pelo coro assistente ritmado e repetido, desfilam quase sem fim. Os batuqueiros instalam-se e afinam os ramos e as peles, as mulheres lançam o canto e o balanço da dança, a cerimónia cresce em som e movimento.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Globalmente

Somos uma empresa de inserção social. A espécie humana, divertida das outras pela fala, ao longo dos milénios, tem projectado objectivos, planeado, escolhido metodologias, realizado operações, de inserção social. O animal resiste, apesar de tudo. Pelo instinto, pela incapacidade, pela deficiencia. Globalmente, a nossa empresa de inserção social, teve todo o sucesso - basta olhar para a evolução demográfica mundial. Estará o mundo animal derrotado ?

domingo, 3 de agosto de 2008

Licungo

Descemos da Cidade de Mocuba à borda do rio. As obras da ponte dominam o quadro e o movimento local revela-se continuado, na cadencia das canoas que chegam e que partem. 1 Metical é o custo da travessia. Árvores largas bem escavadas, transportam bens e pessoas, conduzidas por 1 remador e 1 ajudante. Encontros com hipopotamos são raros. Os de Lugela, apreciam os estranhos e despertam para o século. A Tantalite foi localizada.