A Poente...

A Poente...
Na Baía de Nacala!

Alfacinha

Alfacinha
encontra Mapebanes

Luso calaico

Luso calaico
visita Etxwabo

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Reflexões Índias!

 “À medida que a sensação de eu individual se tornava mais forte, o homem perdeu a sua conexão natural ao conhecimento silencioso. O homem moderno, sendo herdeiro desse desenvolvimento, encontra-se, portanto, tão desesperançadamente removido da fonte de tudo que só lhe resta expressar seu desespero em atos violentos e cínicos de autodestruição.” (Don Juan

O Poder do Silêncio. 

Carlos Castaneda.

19 de Julho 2020

 

Aqui na praia tem estado muito vento, sobretudo durante a noite! A verdadeira torre do Corto Maltese no topo da duna! Pôr do sol sempre magnífico, começou a chover há 2 ou 3 dias – estamos na estação fria. 

Diz que os insurgentes de Cabo Delgado já estão em Nacala! Mas ainda não aconteceu nada; só que Nampula já tem o maior número de Covid-19 de todas as províncias do país. 

Continuando...

Então estou como ouro sobre azul.

O meu ritmo de trabalho adaptou-se ao tempo parcial, desapareceu a autopressão produtiva digital, interrompi algumas rotinas e reduzi outras. 

Beleza! 

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

2020.07.07

 

Estava virgem de Malária, já com mais de 13 anos de Moçambique. Sábado 21/06, tinha estado a trabalhar no portátil, à noite telefona o V; estava de calção, fui lá para fora já depois do pôr do sol, estava um vento fresco e tive alguns arrepios, estivemos quase uma hora a falar. Entrei, jantei, senti-me febril; domingo, aspirina; segunda-feira, a W sai com as 4 panteras para Nampula, para seguir na terça para Quelimane; aguentei até terça com aspirina; ela insistia para ir fazer o teste, que normalmente temos em casa. Quarta (4 dias de evolução), fui fazer teste rápido ao Centro Médico X, positivo. Fui comprar 24 comprimidos de Airlan (4co 2x dia) e casa; três dias depois estava sem febre nem dores de cabeça, mas começaram os micro soluços sucessivos em salvas, noite e dia, durante mais uns 3 dias e 1 dia de cabeça oca. Já recuperei.

Junho, 17

 


Ontem o céu esteve cinzento o dia todo e ao fim da tarde o vento começou a soprar bem, a noite toda; hoje continuou cinzento e teve uns chuviscos. 



Está fresco, tive que vestir a camisa de capulana e fechar a porta da varanda da sala. 



Os cachorros pequenos já ladram, fui colocar uns blocos para os proteger um pouco do vento, lá debaixo da minha casa de banho (Sul, junto à janela do quarto dos fundos).

 

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Ainda...

 



Mas entretanto retomei a rotina, interrompida durante mês e meio, da hora aerozen: 5 km de exercício físico e uma hora de limpeza mental com ideias múltiplas de inovações idiotas e excelentes. 



A maioria dos acompanhantes são pássaros: tem muito pequenos, muitos, azuis; tem maiores, menos, amarelos; tem muitas rolas, e outros também já grandes, com preto e castanho; tem pequenos, gordos de bico avantajado; tem minúsculos, Vermelho vivo e preto. Tem claro, os chatos dos corvos, pretos e brancos. O falcão deixou de aparecer; os manguchos emigraram. 


A ocupação do terreno do Campus, quadrante sudeste junto à Estrada nacional 1, agora estendendo-se ao longo da vedação para norte e ocupando já o quadrante sudeste, centenas de casas e provavelmente já mais de 1.000 crianças, as repetidas cerimónias noturnas de seitas religiosas, vão transformando o Quadro.

Maio, 15º Sul!

 

A. andava a queixar-se de uma dor torácica esquerda, frente e atrás, sem dor à pressão, dor à flexão e exame clínico normal, há dois dias; hoje 38,8 de Tº; dei-lhe 1g de aspirina; Z. tinha comprado testes de malaria, deu positivo; 4 co. de Quarten. Está a dormir.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

2020, Maio, 12


 

Aqui a temperatura está maravilha, um bom vento à noite, com o sopro do som de marujar do mar impecável, ondas intermináveis! 




Depois da máquina de lavar sonhos, agora a máquina de lavar “almas”!




Pandemia 1

 


Back in Mucopoa!, All alone. 


Hoje é terça, vim na segunda saindo às 8:30 para chegar às 11h. 



Uma variedade de inutilidades obrigatórias nas redes diversificadas, reuniões e investigação, avaliação de estudantes e mais um artigo publicado: Saúde mental em Moçambique, uma revisão sistemática, Revista Hospitalidade, Ano 84, nº 327, Janeiro a Março de 2020. Extra!

sábado, 10 de outubro de 2020

6 de abril



Esta tarde fui ao primeiro banho de praia. Levei o Jay, as miúdas não quiseram vir, parece que esqueceram fato de banho. Ao chegar à praia, pela entrada mais próxima, o cachorro soltou-se da coleira e fugiu – talvez assustado por um grupo à sombra de uma bela árvore na areia. Mas obedeceu depois e atrelei-o; fomos calmamente a pé pela “rua” até ao Sol e Mar; na entrada estavam a fazer obras no portão e optei por ir à praia pelo caminho largo; cheguei à entrada da praia (escadas) e prendi o cão às raízes de uma das casuarinas mortas; subi e pedi para guardar a bolsa e o resto; desci e levei o cão para a água; andava para traz, depois nadou, sempre um pouco assustado, temeroso, sobretudo relativamente aos raros passantes. 



Tomei uma tónica até secar. Chegou o Chefe da Polícia. Paguei e regressei pela praia; daí até casa o cachorro portou-se maravilha. Em casa a Z e a H estavam a transplantar e a ver o resultado das sementeiras de há poucos dias – tudo a germinar!

31 de Março 2020


 Natureza potente: eu há não sei quanto tempo a tentar passar para a fase Azur Índico, agora “obrigatoriamente” em Sabática viral! 



N. declarou ontem o Estado de Emergência Nacional, de 1 a 30 de abril. 

sábado, 3 de outubro de 2020

2020, Março 30

 

Em Sabática (terceira) reformulada (tribalmente, 3, 1, 4), com ar fresco do oceano Índico. Como a onda Azur havia de ser despoletada por um vírus (COVIR-19), tão na perspetiva do historiador Judeu autor do Sapiens e Homo Deus! Tremenda clarividência, sem pensar nos “adivinhadores”, “profetas”, “auspícios”.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

2020.03.26 COVID 19

 

Entrei hoje em trabalho ao domicílio, quinta-feira, mais ou menos determinado pelo Presidente da República no Domingo passado, para iniciar na segunda-feira 23. Encerramento de todas as escolas, igrejas e cultos, qualquer reunião com mais de 50 pessoas…A comunicação social (radio e TV) atacam higiene pessoal e distanciamento social; nas cidades, em quase todas as lojas, já tem água e sabão para lavar as mãos antes de entrar! Uma campanha generalizada de higiene nunca vista!

22 de Março, um dia antes da declaração do "Estado de Emergência"!

 



Fugindo à avalanche COVIRUS 19, saí ontem às 13h com a A e B, de Nissam, para começarmos a andar às 13:25, depois de termos deixado o carro numa casa (com gente a beber e jogar), no caminho de Marrere para Lusaka B, ou “Caramacha”. 





Andámos rápido, pouco mais de una hora, até perto da serra de Muhito, a Oeste. Carreiros adivinhados, chegámos a um ribeiro mais profundo e largo (depois de termos já circulado em vários regos e plantações de arroz). Não falámos nada. Aproxima-se um gajo, do outro lado; depois mais dois; perguntam que queremos. Explico que queremos atravessar. Está onde o carreiro? Pergunta: viemos fazer o quê? Explico: passear, tirar fotografias, ver plantas, árvores e pássaros. Passear? Nunca ouvi! Vieram buscar o quê? Nada, só ar puro e paisagem! Desconheço e diz que há agora uma doença, corona. Vieram trazer? Caminho para passar, não diz. 






Voltamos para trás. Sentamo-nos à sombra da enorme mangueira: comer umas bolachas integrais e beber água. Chegam os ditos cujos, com catana e machado, passam e seguem. Continuamos tranquilos e tiramos fotos. Chegam três putos, vindos da sede de Napueia, da Igreja (protestante zionista) – falam bem português, bem vestidos, um com os sapatos bem engraxados, brilhantes, na mão. Trocamos informações. Seguem. Vamos regressar. Apanhamos caminho de carro até à principal, longe, viramos à esquerda, andamos muito, até chegar ao carro. Estavam a jogar Mbane.

 

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

2020, 10 de Março

 

Casa. Um pouco de descanso, ouvindo estórias, na cadeira no quintal na traseira. Aerozen irregular: Chez Jahmwene, subida ao intermédio penedo sagrado – face Sul; o bairro ilegal ocupa já os 20% Sudeste, com casas muito próximas do principal local de celebração do Mucuto; algum atrevido veio mesmo colocar um canto de 8 blocos de cimento. Apeteceu-me dar um pontapé. Não dei, continuei. Cortei a meia encosta depois de me sentar um pouco no granito liso e plano. O mato está alto, depois do pôr do sol, o caminho inventa-se. Cobras, fugiram. Mas preparei-me mal, não trouxe o pau. Rompi uma teia enorme, com uma aranha gigante, quase que me detinha, furei, avancei, escovei braços e costas, deve ter ficado por lá!

Monumentos.

A maioria dos monumentos do chamado Homos Sapien Sapien, talvez mesmo os mais antigos, são destinados aos mortos.


Na religião animista, os mortos ocupam um lugar muito especial na vida dos vivos.



Em Mucopoa, são estes os monumentos fúnebres.



Cuidadores não descuram.



Março marçagão!


Vi hoje pela primeira vez desde há


muito tempo, o Cruzeiro do Sul, pouco acima do horizonte; a coruja já tinha piado; na vertical, 90º, Órion com a cabeça para Norte; Vénus a Noroeste, 30º acima do horizonte; a Nascente  e a Nordeste duas tempestades de relâmpagos potentes em Cúmulos de nuvens. 



Hoje é terça-feira e já cumpri o mínimo para a semana (3 horas, 15 km).


Era Verão...

 


Esparguete com salcichas (fritas em azeite, com alho e cebola) e salada de abacate com cebola e tomate, azeitonas castanhas, branco Pias. Já tinha ido às compras, andado 5 km e tomado o banho macua.



terça-feira, 8 de setembro de 2020

Dia dos Namorados

 

A conclusão a que chegámos na reunião, o sucesso depende do acompanhamento. Individualmente, acrescento, de forma indispensável e fundamentalmente determinante, a Liderança!

 


Isto, sempre na perspetiva da possibilidade (não sou pessimista nem otimista, sou possibilista), porque o “Sapiens”, naquilo que decorre da minha (pessoal) experiência, não presta (em geral).



Continuando...

 

Em resumo, 23 horas, revisão das dezenas de DVDs das panteras, já deitei fora vários, guardei outros (qualidade sofrível), agora saiu-me um de música SA nice! Não tenho pasta para arquivar, vou inventar. Ou não, deixo só! O post – pós – Doutoramento (pós Doutoramento em Ciência da Paz – paciência) em Inatividade Radical, tem-me ensinado algumas coisas. Não te chateies!



janeiro 31, 2020

 

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida: o sol pôs-se às 18 e às 19 era noite. A Lua está em quarto crescente, Vénus a Oeste, nuvens, temperatura 26ºC, pirilampos. Estamos na época do Ananás e Abacate, também Limão!



Serviço Amigo dos Adolescentes e dos Jovens?