A Poente...

A Poente...
Na Baía de Nacala!

Alfacinha

Alfacinha
encontra Mapebanes

Luso calaico

Luso calaico
visita Etxwabo

terça-feira, 21 de abril de 2020

2020, de 6 a 10 de Janeiro





Diving

Depois combinei com o T para mergulhar. Todos foram! Os outros para “snorkelling”! O chapa veio buscar-nos ao lodge e parámos num pequeno porto perto; para um dia de barco com almoço e 2 mergulhos, 2.950 Bath, tipo 6.000 Mt (100$USA), o preço corrente de um mergulho em todo o mundo, mesmo em Moçambique. Viajem de barco de uma hora até um grupo de pequenas ilhotas, com regime de proteção. A Y apanhou o medo, do mar alto (profundo), pouco conseguindo ver e ficando com a barriga alterada! Eu e T, briefing com a monitora Holandesa e 2 outros mergulhadores e mergulho na reserva marinha Wat Pho (várias pequenas ilhotas); depois almoço, café, sesta fotos e conversa, navegando em seguida para outra ilha; segundo briefing e mergulho (primeiro 11m e segundo 14m), em beleza, fauna diversificada, exercício consistente e caderneta assinada!




























Flooting

As tardes de leitura e debate, nos hamacs e poirots, sempre a desafiar. Comprei 2 postais com crianças, a Y ofereceu-me uma T-shirt!








Mais um dia de dormida para ir ao alto da ilha (Parque Natural), mas depois não fomos.



Traveling
 

Regresso a Pattaya, saímos às 10:30 e chegámos as 16h, depois do Ferryboat e 3 paragens de 10 min para mijar e outros.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

São quase 9 anos, para conseguir uma vitória!



Consistência, disciplina, persistência: uma porta aberta, uma vitória estratégica para a saúde dos Moçambicanos e do mundo.

Reconhecimento do Ministério da Saúde da República de Moçambique, da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, como Instituição Principal para a Residência em Medicina Familiar e Comunitária em Nampula!

(despacho de 23/3, enviado a 26/3, recebido a 15/4).

2020, 13 de janeiro




Último dia em Pattaya, fomos com o X. visitor o templo da verdade (The Sanctuary of Truth, 450 Bath): um parque grande, criado em 1986, com cavalos, carroças, elefantes, minizoo, lagos, e um templo em reabilitação, tudo em madeira e escultura, arte espetacular, com todas as mensagens principais do Budismo, também Confucionismo.




Os artesãos a reabilitar as figuras de madeira, um panorama desconhecido; eles comeram, no recinto em cima do lago, eu bebi um café.




Depois táxi e uma pequena volta no centro da cidade (rua cheia de mulheres bem despidas nas frontarias de dezenas de cafés bares); encontrámos algumas sementes para a Z.


sábado, 11 de abril de 2020

Janeiro, 14 de 2020


O X. tinha o taxi reservado às 6:30 (pagámos 200 Bath) para chegar ao terminal dos autocarros, onde já tinha ido (de Motocicleta 50 cc) reservar e pagar o bilhete dos dois.  Havia muitos Russos, esperámos meia hora – tudo bem agendado. Até Bangkok foi rápido (menos de duas horas), no Aeroporto fomos guardar as malas e depois tomar o comboio para o centro de Bangkok.

A. gostou de andar no comboio, 30 min, iniciámos na primeira estação (Phaya Thai), apanhando um taxi triciclo para o Grand Palace. Aí um professor explicou que havia cerimónia com Monges Budistas até às 13h e que não poderiamos entrar; recomendava uma volta de barco; 



fomos (caro, 1.500 Bath / pessoa), barco rápido, muitas ondas devido ao movimento, peixes, pássaros, lagarto grande, muitos templos, casas interessantes. 






Depois saímos para o Templo Wat Pho (Wat Prachetupon), um espetaculo de pagodes e budas de todas as formas e tamanhos, um gigante deitado, estátuas e uma arte colorida incrível. 



Compro 2 budas baratos (25 Bath) e apanhamos outra vez tuc-tuc para o centro, começamos por comer num pequeno restaurant Hallal (no beer!) e seguimos para as lojas e centros comerciais, kilómetros a pé para descobrir e avaliar desconhecidas produções! 


Retomamos o combio para o Aeroporto (40 Baht) na estação Ratchaprarop, vamos levanter as malas e comer no restaurant (Thai). Visitar lojas, preços estão caros, não compramos nada.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

2020, Janeiro, 15




O avião atrazou da 01:00 para as 03:00 para sair de Bangkok (Kenya deu 2 vouchers de 250 Bath para comer, sanduíche de salsicha, água e gelado) e chegámos a Nairobi às 8h (12h de Bangkok): 9 horas no sentido da rotação da terra, 8 horas quando fomos no sentido contrário. 


Comprei um journal com os Shilings que levava (não dava para mais!). Depois saíu á hora de Nairobi, 12:40 (antes algumas compras!), mas fomos descer em Lilongwe, Maláwi, 30 minutos de espera, antes de voar para Nampula; lanche de amendoim (2 pacotes) e duas garrafinhas de “tinto”. Em Nampula já, estava a chegar o G. com o Nissam; levámo-lo à oficina e casa; cadela vadia da rua, minha amiga, tem 6 ou 7 cachorros pequenos debaixo do tanque de água. Petiscamos azeitonas, picles e batata frita de pacote, com água!