A Poente...

A Poente...
Na Baía de Nacala!

Alfacinha

Alfacinha
encontra Mapebanes

Luso calaico

Luso calaico
visita Etxwabo

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

2020.03.26 COVID 19

 

Entrei hoje em trabalho ao domicílio, quinta-feira, mais ou menos determinado pelo Presidente da República no Domingo passado, para iniciar na segunda-feira 23. Encerramento de todas as escolas, igrejas e cultos, qualquer reunião com mais de 50 pessoas…A comunicação social (radio e TV) atacam higiene pessoal e distanciamento social; nas cidades, em quase todas as lojas, já tem água e sabão para lavar as mãos antes de entrar! Uma campanha generalizada de higiene nunca vista!

22 de Março, um dia antes da declaração do "Estado de Emergência"!

 



Fugindo à avalanche COVIRUS 19, saí ontem às 13h com a A e B, de Nissam, para começarmos a andar às 13:25, depois de termos deixado o carro numa casa (com gente a beber e jogar), no caminho de Marrere para Lusaka B, ou “Caramacha”. 





Andámos rápido, pouco mais de una hora, até perto da serra de Muhito, a Oeste. Carreiros adivinhados, chegámos a um ribeiro mais profundo e largo (depois de termos já circulado em vários regos e plantações de arroz). Não falámos nada. Aproxima-se um gajo, do outro lado; depois mais dois; perguntam que queremos. Explico que queremos atravessar. Está onde o carreiro? Pergunta: viemos fazer o quê? Explico: passear, tirar fotografias, ver plantas, árvores e pássaros. Passear? Nunca ouvi! Vieram buscar o quê? Nada, só ar puro e paisagem! Desconheço e diz que há agora uma doença, corona. Vieram trazer? Caminho para passar, não diz. 






Voltamos para trás. Sentamo-nos à sombra da enorme mangueira: comer umas bolachas integrais e beber água. Chegam os ditos cujos, com catana e machado, passam e seguem. Continuamos tranquilos e tiramos fotos. Chegam três putos, vindos da sede de Napueia, da Igreja (protestante zionista) – falam bem português, bem vestidos, um com os sapatos bem engraxados, brilhantes, na mão. Trocamos informações. Seguem. Vamos regressar. Apanhamos caminho de carro até à principal, longe, viramos à esquerda, andamos muito, até chegar ao carro. Estavam a jogar Mbane.

 

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

2020, 10 de Março

 

Casa. Um pouco de descanso, ouvindo estórias, na cadeira no quintal na traseira. Aerozen irregular: Chez Jahmwene, subida ao intermédio penedo sagrado – face Sul; o bairro ilegal ocupa já os 20% Sudeste, com casas muito próximas do principal local de celebração do Mucuto; algum atrevido veio mesmo colocar um canto de 8 blocos de cimento. Apeteceu-me dar um pontapé. Não dei, continuei. Cortei a meia encosta depois de me sentar um pouco no granito liso e plano. O mato está alto, depois do pôr do sol, o caminho inventa-se. Cobras, fugiram. Mas preparei-me mal, não trouxe o pau. Rompi uma teia enorme, com uma aranha gigante, quase que me detinha, furei, avancei, escovei braços e costas, deve ter ficado por lá!

Monumentos.

A maioria dos monumentos do chamado Homos Sapien Sapien, talvez mesmo os mais antigos, são destinados aos mortos.


Na religião animista, os mortos ocupam um lugar muito especial na vida dos vivos.



Em Mucopoa, são estes os monumentos fúnebres.



Cuidadores não descuram.



Março marçagão!


Vi hoje pela primeira vez desde há


muito tempo, o Cruzeiro do Sul, pouco acima do horizonte; a coruja já tinha piado; na vertical, 90º, Órion com a cabeça para Norte; Vénus a Noroeste, 30º acima do horizonte; a Nascente  e a Nordeste duas tempestades de relâmpagos potentes em Cúmulos de nuvens. 



Hoje é terça-feira e já cumpri o mínimo para a semana (3 horas, 15 km).


Era Verão...

 


Esparguete com salcichas (fritas em azeite, com alho e cebola) e salada de abacate com cebola e tomate, azeitonas castanhas, branco Pias. Já tinha ido às compras, andado 5 km e tomado o banho macua.



terça-feira, 8 de setembro de 2020

Dia dos Namorados

 

A conclusão a que chegámos na reunião, o sucesso depende do acompanhamento. Individualmente, acrescento, de forma indispensável e fundamentalmente determinante, a Liderança!

 


Isto, sempre na perspetiva da possibilidade (não sou pessimista nem otimista, sou possibilista), porque o “Sapiens”, naquilo que decorre da minha (pessoal) experiência, não presta (em geral).



Continuando...

 

Em resumo, 23 horas, revisão das dezenas de DVDs das panteras, já deitei fora vários, guardei outros (qualidade sofrível), agora saiu-me um de música SA nice! Não tenho pasta para arquivar, vou inventar. Ou não, deixo só! O post – pós – Doutoramento (pós Doutoramento em Ciência da Paz – paciência) em Inatividade Radical, tem-me ensinado algumas coisas. Não te chateies!



janeiro 31, 2020

 

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida: o sol pôs-se às 18 e às 19 era noite. A Lua está em quarto crescente, Vénus a Oeste, nuvens, temperatura 26ºC, pirilampos. Estamos na época do Ananás e Abacate, também Limão!



Serviço Amigo dos Adolescentes e dos Jovens?