A Poente...

A Poente...
Na Baía de Nacala!

Alfacinha

Alfacinha
encontra Mapebanes

Luso calaico

Luso calaico
visita Etxwabo

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Ainda...

 



Mas entretanto retomei a rotina, interrompida durante mês e meio, da hora aerozen: 5 km de exercício físico e uma hora de limpeza mental com ideias múltiplas de inovações idiotas e excelentes. 



A maioria dos acompanhantes são pássaros: tem muito pequenos, muitos, azuis; tem maiores, menos, amarelos; tem muitas rolas, e outros também já grandes, com preto e castanho; tem pequenos, gordos de bico avantajado; tem minúsculos, Vermelho vivo e preto. Tem claro, os chatos dos corvos, pretos e brancos. O falcão deixou de aparecer; os manguchos emigraram. 


A ocupação do terreno do Campus, quadrante sudeste junto à Estrada nacional 1, agora estendendo-se ao longo da vedação para norte e ocupando já o quadrante sudeste, centenas de casas e provavelmente já mais de 1.000 crianças, as repetidas cerimónias noturnas de seitas religiosas, vão transformando o Quadro.

Maio, 15º Sul!

 

A. andava a queixar-se de uma dor torácica esquerda, frente e atrás, sem dor à pressão, dor à flexão e exame clínico normal, há dois dias; hoje 38,8 de Tº; dei-lhe 1g de aspirina; Z. tinha comprado testes de malaria, deu positivo; 4 co. de Quarten. Está a dormir.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

2020, Maio, 12


 

Aqui a temperatura está maravilha, um bom vento à noite, com o sopro do som de marujar do mar impecável, ondas intermináveis! 




Depois da máquina de lavar sonhos, agora a máquina de lavar “almas”!




Pandemia 1

 


Back in Mucopoa!, All alone. 


Hoje é terça, vim na segunda saindo às 8:30 para chegar às 11h. 



Uma variedade de inutilidades obrigatórias nas redes diversificadas, reuniões e investigação, avaliação de estudantes e mais um artigo publicado: Saúde mental em Moçambique, uma revisão sistemática, Revista Hospitalidade, Ano 84, nº 327, Janeiro a Março de 2020. Extra!

sábado, 10 de outubro de 2020

6 de abril



Esta tarde fui ao primeiro banho de praia. Levei o Jay, as miúdas não quiseram vir, parece que esqueceram fato de banho. Ao chegar à praia, pela entrada mais próxima, o cachorro soltou-se da coleira e fugiu – talvez assustado por um grupo à sombra de uma bela árvore na areia. Mas obedeceu depois e atrelei-o; fomos calmamente a pé pela “rua” até ao Sol e Mar; na entrada estavam a fazer obras no portão e optei por ir à praia pelo caminho largo; cheguei à entrada da praia (escadas) e prendi o cão às raízes de uma das casuarinas mortas; subi e pedi para guardar a bolsa e o resto; desci e levei o cão para a água; andava para traz, depois nadou, sempre um pouco assustado, temeroso, sobretudo relativamente aos raros passantes. 



Tomei uma tónica até secar. Chegou o Chefe da Polícia. Paguei e regressei pela praia; daí até casa o cachorro portou-se maravilha. Em casa a Z e a H estavam a transplantar e a ver o resultado das sementeiras de há poucos dias – tudo a germinar!

31 de Março 2020


 Natureza potente: eu há não sei quanto tempo a tentar passar para a fase Azur Índico, agora “obrigatoriamente” em Sabática viral! 



N. declarou ontem o Estado de Emergência Nacional, de 1 a 30 de abril. 

sábado, 3 de outubro de 2020

2020, Março 30

 

Em Sabática (terceira) reformulada (tribalmente, 3, 1, 4), com ar fresco do oceano Índico. Como a onda Azur havia de ser despoletada por um vírus (COVIR-19), tão na perspetiva do historiador Judeu autor do Sapiens e Homo Deus! Tremenda clarividência, sem pensar nos “adivinhadores”, “profetas”, “auspícios”.