A Poente...

A Poente...
Na Baía de Nacala!

Alfacinha

Alfacinha
encontra Mapebanes

Luso calaico

Luso calaico
visita Etxwabo

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Objetivo bem definido, trabalho, persistência, paciência, investimento: RESULTA!

 

Para abrir garrafa de Champagne!

 


(teriam sido estes que passaram no Mucuto? Impurune, Quelimane Zambézia):

Há 11 anos o Magnífico Reitor da UniLúrio contratou-me para uma missão principal, a implementação da residência em Medicina Familiar e Comunitária, especialização médica com a duração de quatro anos, na Faculdade de Ciências de Saúde em Nampula. Tive o apoio da Presidente do Colégio de MFC da OrMM e iniciei os trabalhos em agosto de 2011.


(poderiam ter sido estes, mas não me parece: Mutengo, Mucelo Velho, Zambézia)

Muita revisão bibliográfica, contactos, reuniões, conferências, seminários, apresentações, publicações, celebrações, deslocações, correspondência, avaliações de unidades de saúde, elaboração do curriculum e de dezenas de documentos obrigatórios legais e de apoio, introdução dos conteúdos de MFC no programa de licenciatura em Medicina, investigação, extensão e desenvolvimento, foi constituído um Centro de Recursos de Medicina Familiar e Comunitária (CREMEFAC) com referências bibliográfica e didáticas físicas (livros, artigos, CDs) e digitais, foi criada a Comissão de Residências Médicas da FCS na UniLúrio, no campus de Marrere e seus membros tomaram posse em 2019. Foi estabelecido um protocolo de cooperação com as instituições parceiras (Serviços Provinciais de Saúde de Nampula, Direção Provincial de Saúde de Nampula, Direção de Saúde da Cidade de Nampula) e foram assinadas cartas de compromisso com o programa de MFC pelas instituições participantes (Centro de Saúde de Marrere, CS 25 de Setembro, CS Muhala Expansão, Centro de Saúde Mental São João de Deus, Clínica Universitária Lúrio, Hospital Geral de Marrere, Hospital Central de Nampula).


(ou estes, mas é menos provável: Lugela, Zambézia)

A 15 de dezembro de 2021, sua Exª. o Ministro da Saúde, Presidente da Comissão Nacional de Residências Médicas, no mapa de vagas aprovadas para os médicos candidatos da 2ª época do exame de 2021, abre nove posições para Residentes em MFC em Nampula!


(talvez estes, os últimos, muito recentes: Ecoma, Marrere, Nampula)

Agradeço o contributo de todos os colegas que participaram neste processo. Iniciamos a mudança do paradigma dos cuidados de saúde no Norte de Moçambique, para uma melhor qualidade de vida da população e o desenvolvimento do país!



Sem comentários: