A Poente...

A Poente...
Na Baía de Nacala!

Alfacinha

Alfacinha
encontra Mapebanes

Luso calaico

Luso calaico
visita Etxwabo

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

“Deus em macua diz-se MULUKU, com as correspondentes dialectais de NLUKU no grupo macua-meto e MULUGU no grupo macua-lomwe”.


“Na sociedade macua não existe culto directo a Deus propriamente dito. No culto macua, que consiste fundamentamente, no sacrifício de farinha, oferecido aos antepassados, honra-se especialmente os espíritos ancestrais e antepassados mais importantes da família e da aldeia, considerados como autênticos intermediários entre Deus e os homens. Só indirectamente este culto é dirigido a Deus.”

“Na cosmovisão macua, a sobrevivência dos mortos é definitiva. Os espíritos já não mudam, nem na sua maneira de ser, nem no seu modo de actuar. O seu estado, depois da morte é definitivo.”

“O sacrifício tradicional macua (MUKUTTHO) é o sacrifício que se oferece aos antepassados da família ou (e) da comunidade, já que estes são considerados vivos e com poderes sobre-humanos eficazes, com a finalidade de estabelecer a comunhão entre os membros da família ou (e) da sociedade, os antepassados e Deus”.

Francisco Lerma Martinez, O Povo Macua e a sua Cultura, Paulinas, Maputo, Moçambique, 2008.

Sem comentários: