A Poente...

A Poente...
Na Baía de Nacala!

Alfacinha

Alfacinha
encontra Mapebanes

Luso calaico

Luso calaico
visita Etxwabo

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Dia Mundial do Medico de Familia, 19 de Maio!


O Curso de Medicina vem convidar as/os Colegas a participar numa conferência debate sobre o tema
“O Ensino da Medicina Familiar no Curso de Medicina da FCS”, no dia 19 de Maio, das 11:00 ás 12:00, na Sala de Reuniões da FCS no Campus Marrere.

Segue-se um debate sobre o balanço e desenvolvimento curricular do Curso de Medicina da FCS e o estado da especialização em Medicina Familiar e Comunitária em Moçambique.

Dia Mundial do Médico de Família, 9 de Maio de 2016

WONCA - Organização Mundial das Ordens, Academias e Associações Académicas de Médicos de Família.

A WONCA declarou o Dia Mundial do Médico de Família em Cancun, México em 20 10. O primeiro Dia Mundial do Médico de Família foi celebrado a 19 de Maio de 2010. Tem sido empreendido com entusiasmo em todo o mundo, abrindo uma oportunidade para celebrar o que fazemos para promover o reconhecimento dos Médicos de Família, para revelar os grandes desafios e o trabalho realizado nos cuidados de saúde para todos, nas nossas comunidades locais, nas nações e no mundo.

O Governo Moçambicano aprovou a Lei das Carreiras Medicas em 2013 colocando a Especialidade de Medicina Familiar e Comunitária na primeira posição, O Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos de Moçambique reiniciou a especialização limitada a quatro candidatos, aparentemente devido a limitações organizacionais.

A maioria dos países da África austral apresenta ainda muitas dificuldade na implementação desta especialidade, fundamental para a organização dos Cuidados Primários de Saúde e para a melhoria dos indicadores de saúde das populações.

A introdução do ensino da Medicina Familiar nos Curricula dos Cursos de Medicina (pré graduação) constitui um passo e uma ferramenta fundamental para a implementação efectiva da especialidade na região austral de África.

Sem comentários: