A Poente...

A Poente...
Na Baía de Nacala!

Alfacinha

Alfacinha
encontra Mapebanes

Luso calaico

Luso calaico
visita Etxwabo

terça-feira, 8 de junho de 2021

Que história?

 


No caminho para Nacala, parámos na placa das pinturas rupestres de Nakuahu, na comunidade de Nassuruma, distrito de Meconta. 



A cerca de 1 km da estrada nacional, está o inselberg não muito alto, um pouco mais largo no sentido E-O. Arranjámos como guia um passante que conhecia o local das pinturas e o jovem disponibilizou-se para nos guiar. O J ficou a guardar o carro. 



Andámos rápido a pé, meio mato meia floresta, o caminho foi arranjado e dá para passar de carro. Perto da entrada para a subida, construíram um pequeno alpendre, mas caiu uma árvore enorme e destruiu parte do telhado e parede. 



A gruta em pala fica situada do extremo oeste do inselberg, virada a Norte. O espaço a meia altura é muito facilmente defensável de feras e inimigos. Um espaço abrigado bastante grande (não tanto com o de Murrupula, maior do que os de Iapala ou Mecuburi), mas com um estilo pictográfico completamente diferente de todos os outros, sobretudo em branco e um pouco em vermelho. 





Alguns vestígios de cerimónias tradicionais religiosas (pratos, tecidos de cores pendurados nos ramos ou nas pedras). 



Começou a chover, com um calor tórrido, tudo brilha, abrigámos-mos um pouco na cabana arruinada. Chuva parou, regressámos rápido, demos 100 Mt ao guia e retomámos em direção a Nacala.

Sem comentários: