A Poente...

visita Etxwabo

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Southern East African Tour 2016 - 17: 7 de Janeiro

Sábado na calma e depois de um bom pequeno-almoço melhorado no Cresta, Harare, meto gazóleo (25 USD) e compramos 2 cabeças de casal africano em pedras bonitas, numa rotunda com várias barracas e exposições de artesões, ainda dentro da cidade. Saímos da capital em direcção à fronteira de Tete; a polícia manda parar e diz que não tenho luz de presença e travão à esquerda atraz; explicamos que não temos dinheiro, ATMs não funcionam, por isso deixamos o país; ele deixa passar sem cobrar nada. Continuamos por Murewa, Mutoko até à fronteira em Nyamapanda. Passamos rápido o controlo de passaportes e viatura, não revistam, mas aparece um problema em Moçambique porque não trazemos o papel de exportação do carro. Pedimos desculpa, não fomos avisados em Namaacha, deixa passar mas avisa que está a informar para que não deva voltar a acontecer. Passamos Changara, depois Kuchaman e até Tete sem problemas, curvas e montes, estrada regular. Passamos pela entrada da ponte sobre o Zambeze (Dona Ana?) e continuamos lentamente para o centro; uma policia apita de traz e do lado esquerdo no passeio, no vi nada, a rua estaria bloqueada por algum acontecimento; passei lentamente. A cidade está bastante degradada, lembra um pouco Quelimane mas em maior e com uma relacao diferente com o Rio; damos uma volta, levanto dinheiro no ATM, encontramos um Hotel medíocre na rua principal, mesmo em frente a uma oficina; compro óleo e filtro e lâmpadas com o velhote (69 anos, Changan), acompanho o mecânico a outra oficina na periferia oeste, regressamos à oficina na rua principal: muda o óleo e o filtro e repara as 4 luzes em falta (preço em conta!). A luz intermitente do 4x4 tinha começado a piscar a noite passada durante a chuvada torrencial; o electricista não conseguiu resolver; vamos andando e ver, o 4X4 está a funcionar normal. Jantar razoável no Hotel, frango assado, eu com batata frita ela com chima, salada, uma cerveja. O quarto está sujo, mas tem casa de banho e ar condicionado, TV rasca, dá para descansar!