A Poente...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Terras Maconde

13 de Agosto de 2010

Saida de Pemba cedo, velocidade constante, boa estrada para o interior, savana e floresta secas, virar à direita em Sunate, passar a floresta mais densa e verde do Parque Nacional das Quirimbas, para Macomia. A partir daí a estrada está péssima, até Chai e ao cruzamento para Mocimboa da Praia; viro à esquerda para Mueda, sempre pela estrada principal, um pouco melhor, que vai subindo lentamente, até avistar o planalto. Subida ígreme e estamos no famoso planalto Maconde, grandioso, pouco mais à frente a vila de Mueda, sede de Distrito; foram mais 400 km em 5 horas. Re-atesto o depósito de diesel, encomendando logo o “jantar” ao Sr. Coelho, antigamente no bar da estrada no cruzamento de Macomia, agora na pensão para a dormida, em Mueda. Uma boa galinha assada, batata frita e salada, laurentina bem gelada, café. Depois um passeio a pé pela rua principal, muita gente no mercado, ambulância a entrar no Hospital, bicicletas muitas e motorizadas algumas, carros (carrinhas de caixa a maioria) poucos; pela areia, andando lentamente até ao fim do alcatrão, onde se encontra a antiga casa da administração portuguesa. Moradia pequena, branca, local do histórico “massacre” – tem um museu, mas já era tarde e estava fechado. Desvio 100 m a Sul, estou sobre a linha de crista do planalto: ao longe e em baixo, a paisagem da planicie de savana estende-se a perder de vista. O sol já se pôs, em tons lindíssimos, está na hora de regressar, calmamente sem pressa e de ir dormir. Amanhã há que levantar muito cedo; porque até aqui, o percurso já era bem conhecido; mas daqui para a frente, está tudo por descobrir!